Eucentrismo e egocentrismo
Publicado em 04 de junho de 2013 às 18:36:08
Há pessoas confundem eucentrismo como egocentrismo. O mundo em sua maioria esmagadora, mais de noventa e nove porcento da população são egocêntricos. Por tal motivo os mesmos sofrem. Sofrem pois o egocentrismo é um estado de ser que se basa sobre o ego. O ego por sua vez é tão somente a nossa identificação com aquilo que pensamos. Ora somente os tolos dizem que são aquilo que pensam. Os tais pintam um quadro mental de si mesmos - tal quadro é chamado pelos psicólogos de personalidade – e dizem a si mesmo que aquele quadro são eles e encarceram-se em tal condição limitada, pois um quadro está limitado por sua moldura ou pelo tamanho da tela. Quão pequeno são aqueles que acreditam em suas personalidades.
O que vemos ao observarmos as pessoas egocêntricas? As mesmas estão sempre a seguir leis, dogmas, caminhos, regras sociais e morais. Todo o comportamento de tais pessoas segue alguma regra, algum padrão, são autômatos biológicos, seres sem vontades. Ora quem não tem vontade sofre, pois dentro de cada um tem algo que nasceu para ser livre, a nossa essência. Não permitir que a nossa essência flua para o exterior é estar em dissonância com a mesma e com isso dá se toda sorte de sofrimento.
Os eucêntricos pelo contrário são seres livres e capazes de seguir a sua vontade. Os tais não acreditam nas coisas que os olhos veem ou o que o ouvido ouve. Pois os mesmos sabem que tudo isso são manifestações fenomênicas e não refletem a verdade. Ser eucêntrico implica em não julgar os que estão à nossa volta de forma alguma. Não importa o que façam. O eucêntrico não se importa com o comportamento alheio pois o mesmo sabe que todos temos direito de agirmos a nosso modo e ninguém deve interferir na conduta de ninguém. Tentar tolher os passos e as escolhas de alguém é fala de amor.
Se formos definirmos o eucêntrico, ele é um amante. Ele se ama tanto ao ponto de não interferir em nada ao seu redor. O mesmo faz a sua própria realidade, mas não se preocupa com as realidade dos outros ou com a própria. Não se preocupar ou não interferir no comportamento alheio é, na verdade, uma prova máxima de amor ao próximo. É impossível para um eucêntrico sentir dó ou piedade de alguém pois o mesmo sabe que somos donos de nossa própria realidade e que tudo aquilo que se nos acontece foi, na verdade, criado por nós mesmo e por isso, por justiça temos que viver aquilo. Sim, o eucêntrico não acredita em acaso ou acidente, tudo, absolutamente tudo está ligado e tem sempre um porque de estar a acontecer e, no entanto, nunca é injusto.
O eucêntrico não tem a cabeça sobre o corpo, pelo contr&aacutaacute;rio, ele leva a cabeça embaixo de seus braços. Quem o guia é o coração, é o coração que dá as ordem para a cabeça e não o contrário.
Até quando serás tu um egocêntrico? Até quando acreditarás que a tua vida, o teu bem estar está fora de si mesmo? Até quando acreditarás que tua realidade é plasmada por causa das coisas que te cercam? Isso tudo é falta de amor próprio. Ama-te a ti próprio e torna-te dono de ti mesmo! Isso é amor próprio. Quem ama a si mesmo não vive atolado em problemas ou sofrimentos.
Ama-te!