O que é ser bela?
Publicado em 15 de janeiro de 2012 às 15:42:12
Entristeço-me ao ver pessoas lindas a querer ser lindas. Não é que eu me entristeça por causa de algo, alguém ou alguma coisa. Isso não pode ser. Parece complicado, mas se nós olharmos com o coração, nós vemos que não há nada de complicado. O que é ser bonito(a)? Alguns dizem que fulano ou fulana não se enquadra nos padrões de beleza. Mas tentar se enquadrar nos padões de beleza é trair a si mesmo, é tentar fazer de si mesmo uma cópia do outro. Isso é deprimente, não que eu me deprima com isso, é direito de todo mundo trair a si mesmo, isso se chama livre arbítrio.
Quando não nos aceitamos e tentamos ser o outro, possuir a beleza do outro, sentimo-nos vazios, deprimidos, infelizes. Mas por quê perseguir a beleza gera tantos conflitos? Quando se presta muita atenção ao que está de fora e se trata o interior com descaso, rompemos a ligação que temos com nós mesmos e, sem essa conexão, a infelicidade, o mal-estar, a doença se instala em nós.
Quem é que instituiu padrões de beleza? Quem é que pode dizer que isso é belo ou não? Isso é julgamento. Não rotulemos as pessoas como belas ou não, não rotulemo-nos como belos ou não. Aceitemo-nos mesmos como somos. Não fitemos o espelho a procura de algo para criticar ou rotular. Pelo contrário procuremos no espelho algo para apreciar. Ali, naquele espelho, está o ser mais precioso em nóssa vida, ou seja, nós mesmos. Ali está o nosso maior amor, ou seja, nós mesmo. Não amar quem aparece naquele espelho, é rejeitar a si mesmo e, quem rejeita a si mesmo, entra em conflito. O caos se instala. Se nós não nos aceitamos, quem é que vai fazê-lo? Se nos não nos aceitamos, ninguém também o fará.
Ser belo(a) é se aceitar como se é, não tem nada a ver com aparência física. Há pessoas que são lindas por fora mas que atraem somente infelicidades para si mesmas. Atraem pessoas para transformar suas vidas em um conflito eterno. Pensemos um pouco, cadê a beleza nesse tipo de vida? A beleza externa não garante uma vida bela. Já vimos em tantos jornais pessoas lindas, cuja perfeição corporal e facial é cativante mas, mesmo assim, elas encontraram pessoas que praticaram barbaridades com elas, ou espancando, ou mutilando, ou violando e, as vezes, até privando-as da existência física, ou seja, a morte corpórea. Não que isso seja ruim, essa coisa de ruim não existe, é apenas o modo de nós olharmos para o mundo. Se nós formos analisar bem, é algo bom pois como nós vamos perceber que estamos a faltar com a beleza interior se o exterior não refletir isso? Então, o meu mundo particular, ou seja, o mundo ao meu redor, o mundo ao qual eu enxergo, é um reflexo de como está o meu interior. Por quê estamos a atrair tais acontecimentos para nossa vida? Como está o meu padrão de pensamento? Por quê? Porque tais pessoas não deixavam a beleza interior fluir de dentro de si. A beleza interior atrai somente coisas que vão acrescentar algo agradável à nossa vida
O que nós queremos passar aos outro? Uma imagem, um corpo bonito, ou um ser lindo, o qual é capaz de levar amor e paz aonde quer que vá. Uma pessoa querida e cuja presença tranforma o lugar aonde se está. Se todos nós fôssemos assim, o mundo seria algo paradisíaco, e o é, só não enxergamos isso, pois nossos olhos estão na forma e não na essência do que está à nossa volta.