Só a morte nos leva à plenitude
Publicado em 01 de janeiro de 2012 às 17:28:05
Qual é o significado da morte e o que ela nos oferece? Será a morte essa coisa ruím que temos aprendido com nossos antepassados? O que tem a ver morte e plenitude?
A morrer dia após dia e cada vez o amor se faz presente. Louco? Não! Doente?! Também não. Não não é isso não. É impossível amar sem morrer. Hum! É isso mesmo, o amor só se faz presente para aqueles que estão a morrer para a mente, ou seja, para o ego.
Nossa! Também quero morrer! Como se dá essa morte?Não doi não né?!
Bem, é muito simples. Quando tu chegas aquele ponto em que não mais julgas o que a contece ao teu redor, não importa o que seja, por mais inaceitável que seja, tu simplesmente olha e não julga, não condena, isso é o início do amor. Com isso, começamos a morrer para a mente(ego). Não mais nos identificamos com o que acontece à nossa volta, ou seja, não mais nos identificamos com nossa mente(ego).
Os acontecimentos estão à toda parte. Muitas vezes não perguntamos por quê os acontecimentos acontecem. Hum! Que coisa! Bem é sério. Os acontecimentos acontecem e não acontecem por acaso não. Eles acontecem para que nós nos libertemos de uma prisão chamada mente(ego). Essa é por assim dizer, metaforicamente, a mais cruel prisão que existe. Porque é uma prisão sem grades, ela nos deixa acreditar que estamos livres, ela é tão cruel que não prende o corpo, pelo contrário, ela prende o coração. Isso dói.
Por mais macabros que possam parecer os acontecimentos, ou nossos pensamentos, nós simplesmente não lutamos contra eles. Simplesmente os aceitamos. Temos que entender que aquela forma de pensar, de julgar os acontecimentos, não é nossa. Hum! Como não? É isso mesmo, não é nosso, pertence a uma consciência, ou forma de se reconhecer os outros e a si mesmo, mas que não é nossa verdadeira essência. Se não é a nossa verdadeira essência, simplemente deixamos que aconteça e não julgamos. Com isso, essa consciência ilusória, também conhecida por ego, perde o seu poder sobre nós. Ao perder o controle sobre nós, aquilo que nós somos realmente começa a desabrochar, desabrochar do coração, é isso mesmo. É nesse momento em que nós estamos morrendo e renascendo para uma nova vida. Um certo sábio uma vez disse: "Ninguém pode entrar no reino paradisíaco se não morrer primeiro". Nós nunca paramos para pensar na profundidade dessas palavras. Agora sabemos o que quer dizer.
Também foi dito: "Conheça a verdade e a verdade vos libertará". Ha um ensinamento muito profundo por trás dessas palavras. Pois a verdade liberta, quando nos é dado de saber que nem tudo é o que parece, que o próximo sou eu, por isso foi me dito para amá-lo como a mim mesmo. Quando a gente começa a juntar todo esse quebra-cabeça a gente começa a se libertar. Percebemos que o melhor lugar para se estar é aqui.
A morte em vida nos liberta. A natureza nos mostra claramente isso, uma semnte só nasce se for sepultada. Nós também, nós so florescemos que deixarmos de ser controlados pela mente(ego) e começar a dar ouvido ao coração.
Estou a morrer dia após dia e vivo cada vez mais.
Morra para a mente tu também e sejamos um na luz de um novo agora.