Slut Walk - Marcha das Vagabundas
Publicado em 07 de junho de 2011 às 09:25:00
O movimento em si foi uma resposta a um oficial de segurança que durante uma palestra na Universidade de Toronto, Canadá, orientou as mulheres a não se vestirem como vagabundas a fim de evitar o estupro. As palavras do policial mobilizou mais de três mil mulheres, as quais tomaram as ruas de Toronto no dia 3 de abril deste ano.
Faz sentido e é ilógico dizer: - Eu estuprei ela porque ela estava vestida como uma vagabunda! Foi ela quem pediu isso. A culpa não é minha! Eu sou inocente! É ela que tem que ser presa! Foi ela que me obrigou com o seu comportamento, sua feitiçaria e seu charme. Ah pobre de nós homens! Como resistir a isso!?</em>
Bem, a nosso ver, o policial Canadense acredita no pequeno discuso que preparamos acima.
Aqui no Brasil a Marcha das Vagabundas, conhecida como Marcha das Vadias aconteceu primeiramente em São Paulo, no dia 4 de junho deste ano e tem como bandeira a luta por igualdade e liberdade.
Estamos em novas águas, águas onde tudo aquilo que oprime provoca revolta e não conformismo como ocorria outrora. Alguns veem tal marcha como algo caótico, mas a verdade é que o caos é a verdadeira ordem, pois o caos segue a ordem da vida e não os scripts que nós compilamos a fim de controlar a nós mesmos e os outros sob uma falsa liberdade de expressão.
Bem! Diante de tudo isso, o que poderemos dizer senão: Viva a Marcha das Vagabundas!